4 dicas para montar o seu guarda-roupa cápsula

por | abr 8, 2021 | Moda Feminina

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Você conhece sabe o que é um guarda-roupa cápsula? Esse é um conceito que faz muito sucesso entre as pessoas que buscam manter um estilo minimalista.

A ideia é ter de 30 a 40 peças no armário, nada além. Para tanto, é preciso investir em peças duráveis, de boa qualidade e que sejam bastante versáteis e atemporais. 

Tem interesse em adotar a proposta? Confira, a seguir, algumas dicas para colocá-la em prática!

1. Limpe seu armário

O primeiro passo para ter um guarda-roupa cápsula é fazer uma boa limpeza em seu armário. Tire peça por peça e avalie seu estado. Pense em quantas vezes você usa aquela roupa ou há quanto tempo nem mesmo experimenta.

Leve em conta também suas preferências atuais. Aquela peça faria parte de um look seu hoje? Ela ainda tem a ver com a sua personalidade? É muito importante fazer uma análise crítica de todo o conteúdo para deixar somente o que faz sentido.

2. Separe suas peças em pilhas

O próximo passo é a separação das peças. Faça uma pilha com aquelas que serão doadas. Outra, com as que você tem a intenção de usar. E outra com aquelas que precisam de ajustes ou de algum tipo de manutenção. 

Essa última pilha deve ser novamente analisada com critério. Será que você vai mesmo mandar ajustar as peças? Se elas estão ali até hoje sem servir e você nunca as levou a uma costureira, a resposta mais provável é não. Então, coloque-as junto da pilha de peças para doação e desapegue. 

3. Experimente seus looks na frente do espelho

Agora é a parte mais divertida. Você deve experimentar as peças que pretende manter. Monta várias combinações e comece a anotar: quantas blusas combinam com uma calça, qual vestido tem um bom caimento e assim por diante.

Não tenha medo de soltar a imaginação e fazer composições realmente inusitadas. Use a internet para buscar por inspirações e facilitar o processo. O que não demonstra um uso versátil, não serve para o seu guarda-roupa cápsula, e deve ir também para a pilha de descarte.

4. Defina as peças de seu guarda-roupa cápsula

Depois de experimentar, você já saberá exatamente o que combina com o que, quais peças caem melhor em seu corpo e assim por diante. A última etapa dessa montagem consiste, enfim, em contar as peças que você realmente deseja manter.

O ideal é que elas se resumam em 37 opções. Sendo 15 peças de cima, 9 peças de baixo, 2 vestidos, 2 casacos e 9 pares de sapatos. Lembre-se de que você só precisa do básico para ter um estilo minimalista no dia a dia. Portanto, as roupas de academia, as peças íntimas e as roupas de festa que são mais ocasionais não fazem parte dessa contagem.

Se você achar que essa transformação é muito drástica, realize esse processo gradativamente. Quanto mais você desapega e entende que isso é um benefício e não uma perda, mais fácil será ter o guarda-roupa cápsula ideal para seu estilo de vida.

Quer tornar seu armário ainda mais otimizado? Aprenda a usar o círculo cromático para combinar looks diversos!

Categorias