Aprenda como usar o círculo cromático para combinar looks diversos

círculo cromático

Muita gente deixa de investir em roupas, acessórios e sapatos coloridos por não saber como combinar as cores do look. Se isso acontece com você, saiba que o círculo cromático pode facilitar a sua vida!

Ele tem o formato de um gráfico pizza e é dividido em partes, que separam as cores em primárias, secundárias e terciárias. Assim, você consegue visualizar as possibilidades de todos os tons e suas misturas. 

E como usá-lo na prática? A gente ensina algumas dicas por aqui, então continue a leitura e aprenda tudo para arrasar!

Aposte no sistema de harmonia análoga se quiser discrição e elegância

O sistema de harmonia análoga do seu círculo cromático serve para que você abuse de cores vizinhas. Como, por exemplo, o azul e o roxo, seja em qual intensidade for. O que é perfeito para quem gosta de looks mais discretos e elegantes.

Para escolher as cores certas, primeiro defina o tom que mais gosta. Depois, pule três casas para a direita ou para a esquerda no círculo. Assim, você encontrará as cores que mais combinam, sem errar. 

Componha looks com a harmonia complementar para um resultado inusitado

E sobre a harmonia complementar, você já ouviu falar? Ela é ideal para pessoas que têm a personalidade mais expansiva, comunicativa e expansiva. E que não têm medo de investir no que a moda feminina tem de mais colorido.

Você deve escolher uma cor e, em seguida, direcionar seu olhar para a fatia oposta a ela. Isso significa que elas são complementares. Um ótimo exemplo disso são as cores rosa e verde. Inusitado, não é mesmo?

Multiplique suas possibilidades com a harmonia tríade do círculo cromático

Como o próprio nome diz, a harmonia tríade envolve três cores. Ou seja, seu look ficará ainda mais colorido e ousado. Ela se utiliza de três cores do círculo cromático, com a mesma distância da cor principal escolhida por você.

O formato entre as cores deve ser exatamente a de um triângulo. Opções simples e que dão muito certo são o vermelho, o amarelo e o azul; e o laranja, o roxo e o verde. É algo que você pode levar em conta ao comprar roupas e sapatos com estampas ou detalhes.

Experimente a combinação monocromática para comunicar simplicidade

Por fim, você ainda pode experimentar a combinação monocromática. Ela é bastante simples, mas ao mesmo tempo sofisticada. Seu objetivo é usar vários tons de uma mesma matriz: azul-marinho e azul-claro, vermelho e coral, verde-musgo e verde-bandeira e assim por diante. 

É uma forma de não cometer excessos, sem deixar de investir nas cores que você mais gosta. Para reuniões de trabalho ou ocasiões mais sóbrias e sérias, essa é a maneira perfeita de se vestir.

Viu só como é fácil combinar looks diversos com a ajuda do círculo cromático? Basta uma pesquisa na internet para encontrar um exemplo dessa ferramenta incrível, que mudará de vez a sua visão de moda. 

Quer ficar por dentro de mais dicas como essa? Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram e acompanhe as atualizações!

Postagens Relacionadas

Cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade