Saiba a relação da moda com o empoderamento feminino

por | nov 26, 2019 | Moda Feminina

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

A moda é uma forma de expressar a personalidade, os gostos e até a visão de mundo. Mais que apenas montar looks bonitos, é uma ferramenta de comunicação com o mundo. Para as mulheres, ela também se transformou em um processo importante, especialmente do ponto de vista do empoderamento feminino.

Essa tendência de emancipação e de destaque na sociedade tem, sim, muita relação com o visual. Então, esses são temas que caminham juntos e que podem se ajudar.

Na sequência, veja qual é a relação entre o empoderamento feminino e a moda. Aproveite para descobrir como essa conexão pode transformar o seu cotidiano!

O empoderamento feminino

Falar em empoderar tem a ver com dar poder a alguém. No caso feminino, isso vai muito além dos dicionários. Uma mulher empoderada conhece o seu papel, seus desafios e suas conquistas. Quando uma passa por esse processo, ela ganha, principalmente, consciência do espaço que ocupa na sociedade e as ferramentas para mudar isso.

O empoderamento feminino se manifesta por meio de pensamentos e ações, como a luta por equidade de gênero e pela conquista de direitos fundamentais. Principalmente, se trata de um processo de conscientização, de despertar e de entendimento coletivo.

É a ideia de dar voz, de conquistar liberdade e de romper a proposta de dominação apenas masculina. É um movimento que encoraja e desafia.

A desconstrução de padrões por meio da moda

Uma das formas de atuação da moda no empoderamento feminino é a desconstrução dos padrões. Quem disse que as listras sempre têm que ser horizontais? Que o preto deve ser a escolha preferencial? Por que não usar mais vezes aquilo que realmente lhe agrada?

Com esse aumento de consciência sobre as questões coletivas e como os padrões impactam as decisões, é possível desconstruir a atuação e seguir por caminhos que têm a ver com a própria personalidade — em vez de apenas acompanhar tendências ou regras de comportamento.

O aumento da representatividade fashion

A moda também serve para se transformar em um ambiente de representatividade. Marcas de roupas plus size, por exemplo, exercem esse papel de modo a inspirar quem está fora dos “padrões”. O mesmo acontece com marcas que trazem pessoas com deficiências, de diferentes etnias e com características variadas.

E não são apenas as roupas. As marcas de acessórios e de sapatos também podem adotar essa postura. Quanto mais gente se enxerga nas ações, nos produtos e nas escolhas, mais sentem confiança de tomar as decisões que pareciam “proibidas”.

As mulheres ativas no mundo da moda

Não menos importante, dá para notar que as mulheres estão cada vez mais ativas no mundo da moda, bem como em outros setores. É possível ver grandes empresárias do ramo, bem como diretoras criativas, estilistas e tantas outras profissionais, que agora ocupam o setor.

Além disso, é o momento em que elas podem selecionar o que vestir, o que calçar e como se apresentar ao mundo. Se, durante muito tempo, a moda foi um meio de controle, hoje é um ambiente de liberdade para que cada uma possa se expressar e demonstrar do que gosta.

O empoderamento feminino é um processo necessário e cada vez mais forte no contexto atual. Muito ligado à moda, permite que cada mulher se expresse por meio das escolhas e, principalmente, que se sinta representada em cada detalhe.

Se quiser muitas dicas sobre o mundo fashion, assine a nossa newsletter e não perca as novidades!

Categorias