O que é Dropshipping?

por | ago 30, 2022 | Empoderamento Feminino

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Então você quer saber o que é Dropshipping, pois está se aprofundando dentro do marketing digital, e está procurando novas maneiras de ganhar dinheiro pela internet?

Dessa forma, se você chegou até aqui procurando sobre dropshipping, hoje você irá aprender exatamente tudo o que é necessário neste segmento. 

Vamos apresentar como você pode ganhar dinheiro do zero, e começar a ter os seus primeiros resultados no digital.

Servindo como um guia, este conteúdo irá exemplificar para todos os iniciantes que querem ter experiência o suficiente para começar a sua própria loja.

Assim, você realmente será capaz de começar um negócio próspero sem ao menos ter um produto e sem precisar gastar milhares de reais. 

Portanto, antes de ir para o que interessa, lembre-se de compartilhar este artigo com seus amigos e sócios que querem iniciar no mundo do Dropshipping ainda hoje.

Tudo pronto para iniciarmos? Vamos lá!

O que é dropshipping e como funciona?

Então, caso você esteja querendo entender o que as pessoas tanto falam sobre ganhar dinheiro na internet com “Dropshipping”, preste atenção!

Assim, vamos do início, a palavra Dropshipping significa algo como “Largar à remessa”. Ou seja, é uma área onde a remessa está solta em sua mão e você encontra as vendas para ela.

Basicamente, você irá trabalhar com produtos vindos de fornecedores que procuram pessoas para anunciar os seus produtos e irá vender. 

Dessa forma, você será uma ponte entre o cliente que está procurando produtos que precisam para resolver seus problemas; e o fabricante que precisa de clientes que comprem.

Nesse sentido você facilita o acesso a ambos e ganha a sua parte deste acordo, sendo o anunciante que resolve todo o processo de marketing.

Por isso, como dito anteriormente, você não precisa de um produto para começar a ganhar dinheiro. 

Você irá utilizar produtos bons que não possuem vendedores ou estão poucos disponíveis.

dropshipping o que é?

Certo, mas como funciona? Como faço para conectar essas pessoas?

Uma vez que você já entendeu o que é o Dropshipping, e o conceito básico do que é essa vertente do mercado digital. 

Vamos avançar para o que interessa, como você faz para conectar as pessoas? 

Sem dúvida, para você que está começando a aprender um pouco de como funciona o universo digital, pode ser um tanto misterioso. 

No entanto, é bem simples! 

Nós vamos precisar de algumas coisas como: Uma Loja; Sites para “Rodar” Tráfego; e os próprios clientes e fornecedores. 

Primeiramente você irá montar uma loja onde irá receber seus clientes, lá você terá seu(s) produto(s), com todas as informações e o seu texto persuasivo.

Feito tudo isso, você irá entrar em contato com o seu fornecedor e acertar os valores que serão passados para ele, bem como verificar os seus custos.

Para assim você chegar no seu último passo, você irá “Rodar Tráfego” para captar seus clientes para a sua loja e vender o produto do fornecedor.

Se caso ainda esteja complexo para você, fique calmo, à medida que você for lendo cada tópico, se tornará mais fácil!

Quais são as Vantagens e Desvantagens?

No caso de você estar lendo este artigo e achar que está fácil demais, e que deve existir “problemas” como qualquer outra profissão, você não está enganado!

Pois realmente existem vantagens e desvantagens de começar dentro do dropshipping. 

Assim, antes de explicarmos mais a fundo tudo o que você irá precisar para começar, é preciso alertar o que você pode enfrentar. 

Visto que muitas vezes o próprio ramo é vendido como algo muito simples, o que cegamente vende um viés de que não possui nenhum problema.

Assim, vamos começar com as suas vantagens e desvantagens e entender melhor como este mercado funciona:

Vantagens:

Bom vamos começar a lista de vantagens e o que este mercado tem a oferecer em relação a outros ramos da internet, que prometem a capacidade de trabalhar dentro de casa.

Assim, a primeira vantagem é Não precisar ter um em estoque

Voltando para o início deste artigo, um dos fatores de maior relevância é não haver a necessidade de estocar o produto.

Já que esta função será do próprio fornecedor que irá enviar o produto para a residência do cliente, de acordo com as informações colhidas e repassadas por você.

Por isso, você fica totalmente isento de pagar por armazéns e ter que cuidar de milhares de mercadorias, evitando muita burocracia. 

Além de claro, aumentar as possibilidades de você possuir diversos fornecedores para produtos diferentes e escalar mais as suas vendas. 

Não precisa pagar para fabricar e ter locais físicos:

Outro ponto que faz o dropshipping ser uma opção muito viável para quem está começando na internet é o seguinte: 

Além de não cuidar do armazenamento, você também não precisa fabricá-lo.

O que sem dúvida é um ponto muito positivo, já que você não vai precisar adquirir matérias primas, ter uma fábrica que a transforma no produto final. E claro, sem a necessidade de pagar pela mão de obra dos trabalhadores.

Logo, é uma excelente opção para quem quer iniciar um negócio sem investir milhares de reais.

Trabalho 100% Home Office: 

Trabalhar com dropshipping pode ser feito em qualquer lugar e sem precisar que você vá para um local específico todos os dias para manter tudo em ordem.

Basta você ligar seu computador em casa e começar a trabalhar remotamente, montando sua equipe a distância e economizando os custos conforme cresce.

O que por si só, é uma vantagem imensa comparada a outros modelos de negócios!

Desvantagens:

Agora que já observamos todas as vantagens que o dropshipping possui, nada mais justo do que nos aprofundarmos também nas complicações que este negócio apresenta. 

E claro, sendo este os motivos que muitas pessoas optam por outras áreas do digital que são mais “seguras”, e também entregam muitos resultados.

Começando com:

Não controlar a logística

Na questão de vantagens comentamos que o fornecedor fica responsável pela entrega do produto, uma vez que o produto está no seu estoque. 

Apesar de ser uma ótima forma de poupar seus custos, isso apresenta grandes problemas, entre elas está o fato de você não controlar a logística. 

Ou seja, você não sabe precisamente quanto de estoque ainda possui do fornecedor, o que pode ocasionar problemas com o seu cliente. 

Por exemplo:

Você começa a vender um produto de sapatos, e o seu fornecedor avisa para você que ainda possui 80 pares do sapato.

Assim, trabalhando com esta informação você atualiza seu site com a informação de que ainda possui 80 pares disponíveis e realiza a venda dos mesmos. 

No entanto, por um erro de logística o fornecedor errou a quantidade e você só possui 40 pares disponíveis para venda. 

Entendeu? Você terá que realizar a devolução do dinheiro de 40 clientes e prejudicará a sua marca por não cumprir a expectativa dos seus consumidores.

Não ter muito lucro

Este é um problema que pode ser contornável, mas que ainda precisa ser dito em nossa lista para os iniciantes. 

Isto é, o fato de você não ter muito lucro, principalmente se você estiver no começo da sua loja. 

Pois o seu dinheiro além de estar concentrado para custear as despesas iniciais, ainda sofrerá com as taxas e impostos dos produtos.

Todavia, após essa fase, seu faturamento e lucro líquido irão subir drasticamente! 

Mercado muito competitivo

Por fim, a última desvantagem é o caso do mercado de Dropshipping ser muito competitivo atualmente.

E caso você não se destaque, os seus competidores vão ter os mesmos produtos e assim, as suas vendas ficarão estagnadas ou diminuirão em massa.

Afinal, todos estão sempre procurando os produtos que estão em alta e querendo vender o produto mais aquecido para os consumidores.

Assim, a única forma de evitar passar por isso, é estar sempre se atualizando e comercializando novos produtos.

Dropshipping é crime no Brasil?

Outra dúvida muito comum de pessoas inexperientes e que já ouviram pelas redes sociais, é o fato de que dropshipping é crime, e que você pode cair em uma ‘furada’ com a polícia.

Já que de acordo com o nosso código penal, você não pode lucrar com produtos internacionais sem pagar os impostos da importação. 

Assim, para agir de acordo com a lei, você deve pagar o valor dos impostos corretamente e manter tudo em dia.

Por isso, se você pensava que trabalhar com Dropshipping era crime, a resposta é não!

Basta manter tudo legalizado e você não terá problema nenhum com a lei e não será preso por sonegar impostos.

Claro, existem outras coisas que você deve ter em mente quando trabalhamos com produtos internacionais, falaremos mais no decorrer deste artigo. 

Portanto, não deixe de acompanhar o conteúdo e mais uma vez, lembrando de compartilhar com seus amigos e seu sócio!

Dropshipping é ilegal?

Dropshipping está saturado?

A fim de esclarecer todas as suas dúvidas antes de iniciar mais a fundo os custos e informações mais detalhadas da sua futura loja, vamos finalizar com esta última pergunta.

“Eu ouvi falar que dropshipping está saturado, isso é verdade?”

Constantemente está sendo propagado em todo o mercado, que o mercado de dropshipping está cheio e que é impossível ganhar dinheiro como antigamente. 

Ou seja, ele estaria ‘saturado’ e vale mais a pena gastar dinheiro investindo em qualquer outro setor do marketing digital.

Se você já ouviu ou acreditou cegamente nesta falácia, temos uma notícia para você, o dropshipping não está saturado!

É exatamente isso, você ainda é totalmente capaz de faturar milhares de reais com dropshipping e continuar aumentando seus ganhos. 

Claro, não podemos negar que desde 2019, o mercado mudou muito e está totalmente diferente do que era há 3 anos. 

Pois, além de várias pessoas estarem iniciando as suas próprias lojas, as estratégias e outras taxas mudaram com o tempo. 

Resumindo, o nível de entendimento do mercado evoluiu naturalmente e pessoas que faziam um trabalho sem competência estão perdendo o espaço. 

Dessa maneira, podemos até afirmar que ao invés do que se imagina, o dropshipping está somente crescendo e dando mais oportunidades para quem realmente investe no trabalho. 

Principalmente se compararmos nosso mercado, como nos Estados Unidos em que o nível de entendimento do público é 10x maior que o nosso e está muito mais complexo.

Então, agora com toda certeza respondemos os seus principais medos que o impediam de começar a investir na sua loja de dropshipping e começar a ganhar os seus primeiros reais. 

Assim, agora vamos aprender como realmente criar a sua loja do zero, quais serão seus custos, gastos com frete, e dúvidas para estruturar a sua loja.

Quais são os custos?

A primeira dúvida e que é a mais preocupante para quem está querendo iniciar dentro do dropshipping são os custos para iniciar a sua loja, quanto irá pagar de impostos e todas as taxas. 

Por isso, vamos por partes para que você não se perca e consiga anotar exatamente quanto irá receber pelas suas vendas!

Abrindo sua Loja:

Para começar a lista de custos que você terá fazendo dropshipping, o primeiro deles é abrir a sua loja que irá variar de acordo com a forma que você criar a sua loja. 

Isto é, em alguns sites para criação da sua loja você pode criar inicialmente a sua loja de forma gratuita, pagando o site apenas após a sua primeira venda! 

O que de fato é uma vantagem, principalmente se você tem pouco capital para investir na sua loja.

Claro, também existem outras opções de criação de site onde você irá gastar aproximadamente R$80,00 com o valor do seu domínio e a hospedagem do seu site.

Com o seu gasto mensal com a hospedagem ficará entre R$15-20.

Portanto, procure com atenção qual opção se adequa a sua estratégia e necessidades atuais.

Impostos nacionais e Internacionais:

O próximo custo que você deve prestar atenção na hora de iniciar a sua loja de dropshipping são os impostos, que podem variar de acordo com a fonte do produto. 

Isto é, pois, em nossa legislação a classificação de produtos nacionais e internacionais sofrem tributação totalmente diferentes. 

Por exemplo, caso você opte por vender produtos nacionais, os impostos irão variar de acordo com o registro da sua empresa. 

Pagando 27% como pessoa física, e variando de 13,33% a 16,33% dependendo do tipo de empresa e seu regime tributário.

Agora, a tributação para produtos internacionais muda totalmente, pois cai em outra jurisdição.

Neste caso você irá pagar 60% de impostos tributários caso o seu produto ultrapasse USD50. Sendo contabilizado nesta taxa o valor do produto; seguro e o frete como valor total do produto. 

Dessa forma, apesar de você ser capaz de cuidar de todos esses processos manualmente. 

Vale a pena contratar uma empresa de contabilidade que irá realizar toda a análise e informar o que deve ser pago!

Anúncios dos seus produtos:

Por fim, temos os custos para anunciar o seu produto, que também são variáveis, pois ocorrem de acordo com o pagamento do site ou rede social escolhida. 

Caso você opte por pagar o CPM (Custo por Mil Impressões) do Facebook, você irá pagar uma taxa aproximada de R$15,00 por semana.

Isto é o que chamamos de Tráfego Pago, pagar um valor para plataformas com grandes concentrações de público que vão divulgar seu produto. 

Você também possui outras opções para anunciar seus produtos como o Google ADS e Taboola, além de claro vender através de tráfego orgânico (vendas sem investir dinheiro).

Custos dropshipping

Quem paga o frete?

Conforme avançamos na área de custos, temos o frete que também deve ser lembrado, uma vez que também influencia no valor final que você irá receber por unidade vendida.

Pois, mesmo que você não fique responsável pelo envio do produto, a maioria dos fornecedores acertam um valor de frete com você na hora de enviar o produto.

Portanto, é extremamente necessário que você negocie trabalhe a sua oferta com este valor também em mente. 

Por exemplo: seu produto custa R$200,00, o valor pago pela unidade do fornecedor é R$30,00, seu frete está por R$20,00, será descontado somente nisto R$50,00.

Portanto, sempre mantenha em mente o valor exato que será pago de frete e todos os seus gastos para não sair com pouco retorno.

Quem paga o frete

Como funciona a troca/devolução no Dropshipping?

Como você está realizando a ponte para os seus fornecedores, o processo de devolução ou troca do produto está sob a responsabilidade da sua loja. 

Você receberá a notificação do cliente x que deseja realizar a troca/devolução, contatando o fornecedor. 

Para que ele receba o produto e os valores sejam ressarcidos ou o produto trocado.

Lembrando, nesses casos em que você devolverá o produto importado, você também irá pagar o valor de envio para o local.

De qualquer maneira, existem maneiras de você conseguir resolver este problema sem sair no prejuízo pagando o retorno do produto. 

Como pagando do seu próprio bolso o produto do fornecedor e enviando para o cliente, o produto de troca, revendendo para outro cliente o produto que voltaria para o fornecedor. 

Assim, mantendo os lucros e não havendo perdas, ou em casos de devoluções somente a revenda para outro cliente. 

No entanto, se o item a ser devolvido estiver com defeito, o caso muda e aconselhamos que você entre em contato com o fornecedor!

Quanto vou ganhar?

Após entendermos todos os processos para manter sua nova loja por dentro da lei e o que fazer em casos de problemas com clientes e fornecedores. 

Agora vamos ver quanto você irá ganhar pela venda dos seus produtos descontando todas as taxas e tributações do seu produto. 

Assim, para você saber quanto ganhar vamos dar o seguinte exemplo: 

Imagine que você vende um produto de R$200,00, seu lucro será obtido após o pagamento do fornecedor, impostos, taxas dos sites (loja e gateway de pagamento) e por fim o tráfego.

Dessa maneira, vamos começar os cálculos e descobrir quanto você irá receber por venda isolada e o lucro total do mês.

Cálculo de Ganhos:

Iniciando com a venda do produto a R$200,00, você irá subtrair R$60,00 para pagar o fornecedor, resultando em R$140,00.

Após isso você vai pagar todas as taxas das plataformas, vamos colocar como exemplo 2% da loja por venda (R$4,00), R$12,00 do Gateway de pagamento e R$71,50 do plano mensal da sua loja!

Resultando em um total de R$124,00 que por fim será descontado R$30,00 reais do tráfego para realizar a venda, o que no total sobra R$94,00 por venda realizada.

Assim, você estará ganhando 94 reais por venda, sem descontar o valor do imposto de renda. 

Ou seja, para calcular o valor do imposto de renda, vamos supor que você já esteja faturando em média R$30.000,00 o que será de aproximadamente 16,75% mensais.

Finalizando em um valor R$24.975,00 de lucro mensal após descontado os impostos e retirando o valor mensal para manter o plano da loja R$24.903,50.

De qualquer maneira, aconselhamos que você tenha um contador que realize os processos fiscais da sua empresa e organize tudo o que você precisa pagar para receita. 

Vale lembrar que neste exemplo não consideramos produtos importados e a suas taxas, portanto, verifique os valores caso se enquadre neste caso.

Quando vou ganhar

É necessário ter CNPJ para vender?

Caso você esteja se perguntando se é possível começar dentro do dropshipping sem abrir CNPJ e trabalhar exclusivamente como pessoa física (CPF), a resposta é sim. 

É totalmente possível que você consiga vender sem ter o CNPJ. 

No entanto, caso você não queira abrir seu CNPJ, você irá pagar quase o dobro em impostos e encontrará outras complicações fiscais com a receita. 

Por isso, acreditamos que para você começar dentro do dropshipping, não há melhor maneira do que com a abertura de um CNPJ. 

Seus lucros serão muito maiores e você terá mais benefícios dentro do mercado que não conseguiria como pessoa física. 

Como abrir CNPJ da Forma Correta?

Assim, ao abrir o seu CNPJ, existem algumas dúvidas que devem ser respondidas para evitar problemas futuros. 

Um desses problemas é o seguinte: 

Você não pode abrir conta CNPJ para Dropshipping como MEI.

Pois de acordo com a lei, o Microempreendedor Individual não está permitido a trabalhar com estoque terceirizado.

Isto é, o dropshipping dentro do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), não inclui o dropshipping como um trabalho permitido dentro do MEI.

Dessa forma, caso você esteja iniciando a sua loja dentro do Dropshipping, é preciso conferir em qual classificação a sua empresa ficará submetida.

Como devo abrir meu CNPJ para fazer Dropshipping?

Sendo assim, para você abrir seu CNPJ sem a modalidade MEI, nós recomendamos que você abra na modalidade ME (MicroEmpresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Uma vez que estas modalidades são as mais escolhidas pelos iniciantes em Dropshipping, já que não faturam tanto no início. 

De qualquer forma, encontre contadores qualificados para auxiliar no processo de abertura da sua empresa. 

Uma vez que para abrir tudo sem nenhuma pendência você irá precisar da visão de um profissional.

Agora que você já entende dos meios fiscais, custos e lucros, e o processo de abertura de uma empresa de dropshipping, vamos avançar para o que é mais importante. 

O que é preciso para encontrar um bom produto, precificar e estar sempre atualizado sobre o mercado?

Continue com a gente até o final, e você entenderá todo o operacional que ainda precisa saber para desenvolver sua loja!

é preciso ter?

Como devo precificar os produtos que vendo?

Entrando na parte operacional do produto, você deverá ter em mente que seu produto não lhe renderá o valor em cheio como já vimos com o pagamento das taxas e impostos.

Ou seja, a sua margem de lucratividade será de 20-45% do valor total do produto. 

Dessa forma, quando você encontrar seu produto dentro da mineração, lembre-se de precificar dentro desta média de valores para não sair no prejuízo ou ter poucos resultados.

Outro ponto importante que você deve ter em mente na hora de precificar o seu produto deve ser o seu público alvo. 

Pois também não pode vender um valor fora do orçamento do seu cliente, assim, faça as contas no papel e verifique tudo com o seu contador.

Como crio minha loja e meus anúncios?

Caso você esteja se perguntando se é possível começar dentro do dropshipping sem abrir CNPJ e trabalhar exclusivamente como pessoa física (CPF), a resposta é sim. 

É totalmente possível que você consiga vender sem ter o CNPJ. 

No entanto, caso você não queira abrir seu CNPJ, você irá pagar quase o dobro em impostos e encontrará outras complicações fiscais com a receita. 

Por isso, acreditamos que para você começar dentro do dropshipping, não há melhor maneira do que com a abertura de um CNPJ. 

Seus lucros serão muito maiores e você terá mais benefícios dentro do mercado que não conseguiria como pessoa física. 

Como abrir CNPJ da Forma Correta?

Assim, ao abrir o seu CNPJ, existem algumas dúvidas que devem ser respondidas para evitar problemas futuros. 

Um desses problemas é o seguinte: 

Você não pode abrir conta CNPJ para Dropshipping como MEI.

Pois de acordo com a lei, o Microempreendedor Individual não está permitido a trabalhar com estoque terceirizado.

Isto é, o dropshipping dentro do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), não inclui o dropshipping como um trabalho permitido dentro do MEI.

Dessa forma, caso você esteja iniciando a sua loja dentro do Dropshipping, é preciso conferir em qual classificação a sua empresa ficará submetida.

Como devo abrir meu CNPJ para fazer Dropshipping?

Sendo assim, para você abrir seu CNPJ sem a modalidade MEI, nós recomendamos que você abra na modalidade ME (MicroEmpresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Uma vez que estas modalidades são as mais escolhidas pelos iniciantes em Dropshipping, já que não faturam tanto no início. 

De qualquer forma, encontre contadores qualificados para auxiliar no processo de abertura da sua empresa. 

Uma vez que para abrir tudo sem nenhuma pendência você irá precisar da visão de um profissional.

Agora que você já entende dos meios fiscais, custos e lucros, e o processo de abertura de uma empresa de dropshipping, vamos avançar para o que é mais importante. 

O que é preciso para encontrar um bom produto, precificar e estar sempre atualizado sobre o mercado?

Continue com a gente até o final, e você entenderá todo o operacional que ainda precisa saber para desenvolver sua loja!

Minha loja

O que são as plataformas de criação de Loja para Drop?

Uma das dúvidas de quem nunca abriu um site ou loja, é como funciona a criação destes espaços onlines, que para muitos é uma tarefa muito complexa. 

No entanto, para aqueles que conhecem um pouco da internet e já está um pouco familiarizado com a criação de sites, não terá problemas. 

Basicamente, você irá encontrar plataformas que vão editar o domínio que você comprou, ou no caso de de algumas plataformas, irão gerar um domínio dentro da própria ferramenta.

Assim, você poderá adicionar todas as informações de sua loja, como área de pagamentos (gateway), imagens do produto e etc. 

Como registrar meu domínio?

Para você registrar seu domínio, você precisará encontrar sites que trabalhem exclusivamente com registros de domínios. 

Pois, cada site possui uma precificação anual diferente, variando de R$40-100 dependendo do domínio.

Assim, para facilitar, vamos indicar alguns sites mais conhecidos e mais utilizados para registrar domínios. 

São eles: Hostgator, Registro.br e GoDaddy

Cada um deles possui suas particularidades sendo o Hostgator o único em que você pode hospedar o seu site e aproveitar as ferramentas dos parceiros da empresa. 

O que é a Hospedagem?

Para eliminar de vez as suas dúvidas em relação a criação do seu site, vamos nos aprofundar em como funciona a hospedagem.

A hospedagem nada mais é do que o armazenamento das informações do seu site e o local onde você irá editar as informações do seu domínio. 

Já que quando você compra seu domínio, ele está totalmente limpo e sem nenhuma informação. 

Existem diversas empresas que oferecem os serviços de hospedagem, por valores iniciais de R$3-10,00, sendo assim, uma ótima alternativa para os iniciantes. 

Claro, quanto mais alto você investir na hospedagem, mais opções de ferramentas você terá para criar o seu site. 

Plataformas de vendas

Como crio minha loja e meus anúncios?

Caso você esteja se perguntando se é possível começar dentro do dropshipping sem abrir CNPJ e trabalhar exclusivamente como pessoa física (CPF), a resposta é sim. 

É totalmente possível que você consiga vender sem ter o CNPJ. 

No entanto, caso você não queira abrir seu CNPJ, você irá pagar quase o dobro em impostos e encontrará outras complicações fiscais com a receita. 

Por isso, acreditamos que para você começar dentro do dropshipping, não há melhor maneira do que com a abertura de um CNPJ. 

Seus lucros serão muito maiores e você terá mais benefícios dentro do mercado que não conseguiria como pessoa física. 

Como abrir CNPJ da Forma Correta?

Assim, ao abrir o seu CNPJ, existem algumas dúvidas que devem ser respondidas para evitar problemas futuros. 

Um desses problemas é o seguinte: 

Você não pode abrir conta CNPJ para Dropshipping como MEI.

Pois de acordo com a lei, o Microempreendedor Individual não está permitido a trabalhar com estoque terceirizado.

Isto é, o dropshipping dentro do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), não inclui o dropshipping como um trabalho permitido dentro do MEI.

Dessa forma, caso você esteja iniciando a sua loja dentro do Dropshipping, é preciso conferir em qual classificação a sua empresa ficará submetida.

Como devo abrir meu CNPJ para fazer Dropshipping?

Sendo assim, para você abrir seu CNPJ sem a modalidade MEI, nós recomendamos que você abra na modalidade ME (MicroEmpresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Uma vez que estas modalidades são as mais escolhidas pelos iniciantes em Dropshipping, já que não faturam tanto no início. 

De qualquer forma, encontre contadores qualificados para auxiliar no processo de abertura da sua empresa. 

Uma vez que para abrir tudo sem nenhuma pendência você irá precisar da visão de um profissional.

Agora que você já entende dos meios fiscais, custos e lucros, e o processo de abertura de uma empresa de dropshipping, vamos avançar para o que é mais importante. 

O que é preciso para encontrar um bom produto, precificar e estar sempre atualizado sobre o mercado?

Continue com a gente até o final, e você entenderá todo o operacional que ainda precisa saber para desenvolver sua loja!

Quais as melhores plataformas para criar minha Loja? 

Ainda sobre criação de sites e locais para hospedagem, agora falaremos das melhores plataformas que você pode hospedar no seu site. 

Como já entendemos sobre os valores e para quê serve a hospedagem de um domínio, vamos pular para a parte mais aguardada. 

Lembrando que algumas plataformas são somente para editar o seu domínio, enquanto as  outras são plataformas que já criam automaticamente sua loja, usando parte do nome da mesma na URL.

Vamos a Lista:

Shopify

Começando a nossa lista, temos a loja favorita de quem está iniciando dentro do Dropshipping, a Shopify.

Esta empresa, entrega diversas opções e ferramentas para você criar o seu site de forma completa com todas as ferramentas que você possa imaginar. 

Custando apenas US$14 (R$71) no plano inicial, esta plataforma é incrível para quem quer criar seu negócio ainda hoje. 

E claro, um dos motivos que mais atraem os “dropshippers”, é o fato de que você pode iniciar com 14 dias grátis, antes de realmente efetuar o pagamento pelas ferramentas.

Hostinger

Igualmente o anterior, este site é outra opção que faz sucesso entre os e-commerces e lojas de drop, pois também apresenta ótimas soluções. 

O Hostinger é uma opção muito interessante, uma vez que apresenta diferentes pacotes para as suas necessidades. Nós recomendamos o plano de R$44,99 para pequenos negócios.

Este plano é uma opção que realmente irá atender às suas necessidades, pois apresenta as ferramentas práticas e necessárias para criar uma loja iniciante. 

São elas: 200GB de armazenamento, 100.000 visitas, SSL ilimitado e WordPress.

Hostgator

Por fim, temos a última plataforma em nossa lista, que também é perfeita para quem deseja criar e-commerces e lojas de dropshipping. 

Já citamos este site em nossa lista passada pelo fato de ele registrar domínios dentro da sua própria plataforma. 

Contudo, ele também possui um excelente serviço de hospedagem e que em nossa visão vale a pena ser citado neste artigo.

Seu melhor plano e que recomendamos que você use, é o plano de R$32,59 por mês, este plano permite que você tenha acesso às ferramentas para criar a sua loja e armazenar todas as suas informações.

O que é Facebook ADS?

Continuando nossos conteúdos, o Facebook ADS é outro conhecimento essencial para sua loja, pois será por lá que você fará seus anúncios. 

Ou seja, o Facebook ADS será sua principal fonte de tráfego e é onde você irá começar a faturar seus primeiros resultados no drop. 

Para quem ainda não está entendendo nada, o Facebook ADS é uma função da plataforma Facebook, onde você pode anunciar e vender seus produtos diretamente para os usuários.

Assim, você entra em contato direto com as pessoas que transitam por aquela rede social, facilitando as suas vendas. 

O que é Tráfego Pago? 

Como você já pode imaginar, o tráfego pago é uma modalidade do Tráfego em que você paga para aparecer dentro da plataforma como anunciante. 

Isto é o caso do Facebook ADS, onde você irá pagar um valor para encontrar possíveis clientes. 

Outro fator interessante do tráfego pago é a possibilidade de poder ter resultados expressivos e a certeza de que seu anúncio irá aparecer para as pessoas. 

Além disso, você também pode conseguir essa fonte de pessoas vindo de diversos lugares, como pelo Google Ads, Instagram Ads, Tiktok Ads e Taboola.

E o Orgânico?

Igualmente ao tráfego pago, o tráfego orgânico também tem o objetivo de trazer pessoas para o seu negócio. 

Todavia, a única diferença entre essas modalidades e que é primordial para você entender sobre os tipos de tráfego é o fato do orgânico não ser pago.

Ou seja, ao invés de você gastar uma fortuna investindo para abrir a sua loja e domínio e o tráfego, é possível minimizar seus custos.

Isto é, através de conteúdo com o objetivo de agregar valor, sem estar explicitamente organizado como um anúncio.

Como por exemplo: Blogs, postagens em Redes Sociais (Instagram, Facebook e Tiktok), além de vídeos no próprio YouTube.

O que é Landing Page?

Assim, algo muito importante e que pode ser usado com maestria para criar estratégias de vendas de produtos únicos, é a Landing Page

Landing Page ou “Página de Aterrissagem” é o nome dado a um formato de página do seu site com o objetivo de gerar uma ação sobre seu Lead. 

No caso do dropshipping, queremos fechar uma venda com este Lead qualificado, utilizando a página de vendas para retirar as objeções e vender mais facilmente. 

Uma vez que uma boa LP está repleta de textos persuasivos e copys que facilitam o seu lead a chegar até o final da página e efetuar a compra. 

Dessa forma, caso você esteja planejando trabalhar com Landing Pages, recomendamos que você a utilize em seu produto vencedor e que está gerando grandes resultados.

Potencializando as vendas, além de claro, ser um ótimo momento para adicionar order bumps e upsells.

Como conseguir fornecedores?

Bem como você deve estar pensando, já resolvemos quase todos os problemas que uma loja de dropshipping pode apresentar durante a sua criação. 

Entretanto, ainda está faltando apenas a última parte, que em nossa opinião, é a mais importante em todo o seu operacional, conseguir os fornecedores!

O processo para conseguir os fornecedores não é tão complexo quanto possa se imaginar, possuindo algumas diferenças a depender dos tipos de produtos que você irá comercializar.

Pois, caso você opte pelos produtos vindos de fornecedores nacionais a logística será feita de uma forma, caso seja por fornecedores internacionais, será outra. 

Já que como já explicamos as taxas e impostos variam de acordo com o tipo de produto, o que deve ser levado em consideração.

Desse modo, para entendermos detalhadamente como funcionam ambas as classificações de fornecedores, vamos observar por partes, assim ganhando maior entendimento.

Assim, primeiramente vamos começar com os:

Fornecedores

Fornecedores Nacionais?

Para começar a entender qual dos fornecedores vale mais a pena e apresentar uma lista de formas de encontrar os fornecedores.

Vamos entender as principais diferenças dos produtos nacionais para os produtos internacionais e o que faz as pessoas escolherem cada um deles.

Assim, vamos iniciar entendendo quais as características de um produto nacional e suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

As vantagens dos fornecedores nacionais é o fato de já se encontrarem no seu país e a comunicação com o fornecedor ser mais fácil de ser feita. 

Portanto, facilitando a entrega, que tende a ser muito mais rápida que a entrega de fornecedores internacionais. 

Outros pontos positivos que devem ser citados em relação aos fornecedores nacionais, são os estornos e devoluções que são muito mais fáceis que os fornecedores internacionais.

Pois você não sofrerá com tanta burocracia e a barragem de seus produtos na hora de devolvê-los pelo estorno.

Desvantagens

As desvantagens de trabalhar com fornecedores nacionais é o fato de que no Brasil nós não temos uma indústria tão desenvolvida. 

Assim, não existe uma variedade de produtos tão grandes dentro dos fornecedores nacionais, bem como pouca quantidade de estoque dos produtos. 

Outro ponto que causa muitas discussões dentro da comunidade de dropshipping, é o fato de que muitas vezes a sua margem de lucro se torna inferior aos 30% que recomendamos.

Dessa forma, fazendo com que você não tenha resultados tão expressivos com a venda em massa dos seus produtos.

Onde encontrar Fornecedores Nacionais?

Dessa forma, se você está querendo abrir uma loja com produtos nacionais, vamos ver uma lista com as principais fontes de fornecedores.

  • Vendaecia (site para loja de dropshipping e contato de fornecedores)
  • Mercado Livre (Site de venda de produtos e com vários fornecedores)
  • Hayamax (Fornecedor de eletrônicos)

Fornecedores Internacionais?

Contudo, quando falamos dos fornecedores internacionais, o assunto é um pouco diferente, uma vez que estamos trabalhando com produtos com outras regras. 

Por exemplo, produtos nacionais não encontrarão problemas com importação e receita federal, pois não estão sofrendo as tributações de importação. 

Outro ponto importante relacionado a tributação de importação, é o fato de que sempre, repito sempre trabalhe com produtos abaixo de 50 dólares. 

Pois, apesar do produto ser enviado diretamente à pessoa física e não pagar imposto de renda sobre suas compras. 

Caso o produto seja maior de U$50, você pagará 60% sobre a taxa de importação. 

Vantagens

Assim, as principais vantagens na venda de produtos importados são diversas, então vamos direto ao ponto.

A primeira vantagem de um produto importado, é a diversidade de lojas e produtos diferentes que você pode encontrar, já que a indústria internacional é muito forte.

Assim como a escala, já que esses produtos também foram feitos para serem vendidos em massa, ou seja, dificilmente o estoque vai estar vazio.

Outro ponto importante e que faz os produtos internacionais gerar mais lucros, é devido o frete ser grátis ou na maioria das vezes, ser mais barato que produtos nacionais.

Desvantagens

No entanto, mesmo sendo versátil, a venda de produtos importados ainda apresentam problemas profundos e que devem ser levados em consideração. 

Entre eles está a principal característica que já citamos, pagar 60% de taxa de importação em produtos maiores que U$50. 

Outro ponto que torna a escolha dos produtos importados uma desvantagem é a probabilidade de ser barrado pela receita dependendo do tipo do produto.

E por fim, temos a última desvantagem que também precisa ser levada em consideração, são os prejuízos por devoluções, que retiram quase totalmente a margem de lucro.

Onde encontrar Fornecedores Internacionais?

Assim, vamos para a nossa lista de fornecedores internacionais para você começar a anunciar seus produtos.

  • Aliexpress (Site com muitos fornecedores, principalmente da China)
  • Alibaba (Site com fornecedores do mundo todo)
  • Ebay (Site americano e um dos melhores para dropshipping)

Como “minerar” produtos para Loja?

A partir do momento em que você já sabe o que é os tipos de produtos nacionais e internacionais, chegou a hora de escolher o seu produto. 

Este processo de escolha é conhecido dentro do dropshipping como mineração de produtos para sua loja. 

Isto é, assim como mineradores trabalham para encontrar riquezas escavando a terra. 

A mineração no dropshipping é encontrar produtos tendências do mercado e ser o primeiro a vendê-los. 

O objetivo é conseguir um produto que esteja gerando muito resultado entre o público, mas que ainda não se tornou conhecido por outras lojas de drop. Fazendo com que você não tenha concorrência.

Assim, para que você consiga encontrar os melhores produtos, vamos dar algumas dicas práticas para sua mineração ser certeira. 

Minerando produtos baseados nas necessidades

Uma dica muito interessante e que pode fazer você sempre encontrar os melhores produtos, é pensar nas necessidades atuais das pessoas. 

Ou seja, resolver os problemas que essas pessoas estão encontrando devido às situações atuais. 

Por exemplo: 

Há alguns meses atrás, a pandemia estava em alta e portanto, a maioria das pessoas migrou seu trabalho físico para o digital. 

Até aí está tudo bem, porém, para as pessoas que enxergam as oportunidades de vendas, já começaram a imaginar os problemas que essas pessoas encontraram para se adaptar.

Um produto que se tornou muito comercializado durante este período foram os produtos para coluna e lombar. 

Pois as pessoas que não estavam acostumadas a ficar muitas horas em frente ao computador, começaram a sentir incômodos na sua lombar.

Ou seja, as oportunidades de encontrar um produto tendência nem sempre será investigando os produtos que estão sendo mais vendidos, mas, que são necessários.

Monitore seus concorrentes

Outra dica para mineração de produtos se trata de observar o que os seus concorrentes estão vendendo atualmente. 

Esta dica apesar de não ser a melhor para encontrar produtos únicos, já que a maioria dos seus concorrentes estarão comercializando os mesmos produtos. 

Serve para quem ainda não tem muita experiência com dropshipping e precisa gerar os seus primeiros resultados. 

Por isso, se você encontrou algum lojista que está trabalhando no mesmo nicho que você, acompanhe de perto o que ele está vendendo e replique no seu negócio. 

Avisamos desde já que seus maiores resultados não vem de replicar o que os concorrentes fazem, mas, são somente uma ponte para se aprofundar no drop. 

O que é um produto vencedor?

Continuando nosso momento de escolha de produtos para sua loja de drop, chegamos a um dos marcos que a maiorias dos lojistas estão sempre procurando. O produto vencedor.

Este produto é basicamente a “galinha de ovos dourados” das lojas de dropshipping, pois é um produto que gera uma boa margem de lucro e tem um alto índice de vendas. 

Ou seja, um produto vencedor é aquele que quase nenhuma loja conhece e assim, é perfeito para lucrar. 

Normalmente o fator que transforma estes produtos em produtos vencedores, é a sua novidade dentro do mercado, já que provavelmente acabaram de entrar no mercado. 

Todavia, mesmo que seja uma oportunidade de grandes ganhos, ao encontrar produtos vencedores, o maior problema é que ele não passa de uma tendência. 

Visto que quando um produto se destaca demais, a maioria dos lojistas começam a anunciar em conjunto, esgotando o público.

Principal cuidado com produto vencedor

Assim, se você encontrou a sua mina de ouro e está lucrando há alguns meses, tenha muito cuidado. 

Pois como já dito, produtos vencedores possuem tempo de vida útil, os tornando bombas relógios para quem concentra seus lucros neles. 

Portanto, para evitar grandes prejuízos quando a bomba estourar, aconselhamos que você sempre pense em diversificar sua loja com pelo menos outros 5 bons produtos.

Nunca se acomode com um único produto, mantenha sempre a mineração de novos produtos ativa, e dificilmente você vai ter grandes prejuízos.

Como encontrar produtos vencedores com mais facilidade?

Apesar das nossas dicas sobre cuidados com os produtos vencedores, não nos leve a mal, mas, também vemos que os produtos vencedores são oportunidades de lucros altos. 

Assim, para auxiliar você que está procurando maneiras de encontrar produtos vencedores mais facilmente, temos uma dica muito útil para você. 

Ela se baseia no fato de que a maioria dos produtos vencedores não ocorrem por acaso, pelo contrário, ele se encontra em nichos de grande busca pelos clientes. 

Nichos como eletrônicos, acessórios, utensílios para casa, acessórios para pet e itens de saúde, são uma fábrica de produtos com alto retorno. 

Quais são os melhores nichos para anunciar?

Ainda sobre como escolher os melhores produtos para sua loja, vamos apresentar os nichos em que ela pode se basear e que com certeza trarão retornos. 

Visto que ao escolher o(s) nicho(s) certo para sua loja o seu faturamento é maior, bem como o lucro da sua loja. 

Assim, para evitar que você escolha um nicho com baixa quantidade de pessoas interessadas. 

Selecionamos nichos que provavelmente vão trazer resultados no seu primeiro mês com dropshipping.

Claro, antes de apresentarmos esta lista, vale a pena ressaltar que nada é uma receita de bolo e que existem milhares de nichos tão lucrativos como estes.

Nichos Lucrativos

Em nossas pesquisas para encontrar nichos lucrativos e recomendados por outros grandes lojistas do Dropshipping, encontramos alguns nichos com grande potencial. 

São eles: 

Mobílias para sua Casa 

Este nicho é um dos mais recomendados, principalmente quando se trata de produtos sobre mobília planejada e inteligente. 

Escolhemos este nicho justamente por todas as pessoas precisarem de uma casa organizada. 

Seja alguém que vive em casas alugadas ou tem a sua própria residência, há sempre a necessidade de soluções inteligentes para a mobília.

Outro ponto importante e que obviamente foi o motivo da escolha deste nicho, é o retorno que os anúncios desses produtos apresentam.

Objetos para Pet 

Da mesma forma que o anterior, este nicho também é um dos que prometem grandes retornos para a sua loja de Drop.

Principalmente no momento atual, onde a maioria das pessoas estão em maior contato com seus animais e procuram atendê-los da melhor maneira possível. 

Assim, vender coleiras, colchões, brinquedos e objetos para adestramento, já eram boas opções para anunciar, atualmente estão melhores ainda!

Por fim, vale destacar também a versatilidade deste nicho, já que se você procura criar uma loja onde pode vender diversos produtos sem fugir da proposta inicial do seu negócio. 

O nicho Pet engloba diversos animais e, portanto, diversos produtos para cada espécie.

Acessórios de Trabalho   

O terceiro item em nossa lista de produtos para sua casa são os acessórios de trabalho para trabalhadores home office.  

Pois como você pode imaginar, nos últimos dois anos, a prática de trabalho dentro da própria casa aumentou em níveis nunca esperados. 

O que acaba criando oportunidades a serem aproveitadas para esse público recém formado e que com certeza, continuará por muito tempo. 

Então, foque em vender itens como mesa, acessórios para conforto, e itens de suporte para aparelhos, já que estão em alta e é um nicho pouco explorado.

O que fazer para escalar meu negócio?

Aproveitando que já falamos sobre a mineração de produtos e seleção de nichos, vamos adentrar o processo de como escalar o seu negócio e aumentar as suas vendas. 

Para que seu negócio comece a gerar resultados e você consiga escalar suas vendas você precisa realizar testes em produtos. 

Assim buscando encontrar um produto que permita escalar seus resultados e que quanto mais você invista, trará o dobro ou até o triplo do resultado. 

Normalmente sendo os produtos vencedores e que ainda são novos dentro do mercado e que quanto mais você investir na sua campanha, maiores resultados você terá. 

Por exemplo: 

Imagine que você invista R$1000,00 nas suas campanhas e o produto está devolvendo R$5000,00 de faturamento. 

Para que você consiga escalar as vendas do produto, aumente o investimento em suas campanhas, o que fará você gerar provavelmente o dobro ou triplo do faturamento. 

Claro, uma vez que você aumentar o seu investimento mês a mês, e o produto não gerar resultados expressivos, e pelo contrário, começar a diminuir ou estagnar. 

Isto é um indicativo que você precisa procurar outro produto para continuar escalando o seu negócio.

Outro ponto importante que precisamos citar, é a forma que você irá realizar a escala das suas campanhas, que são conhecidas de duas maneiras. 

Escala Vertical 

A escala vertical é a campanha que você escala os valores investidos na sua campanha inicial, mantendo todas as informações já escolhidas anteriormente. 

Nesse caso, você só irá aumentar a verba do seu anúncio com o intuito de dobrar os seus resultados. 

Sendo a mais realizada pelos iniciantes e que geram bons resultados se for feito com o produto certo.

Escala Horizontal

No entanto, nós também encontramos outro tipo de escala que apesar de ser simples, a maioria esquece de realizar. A escala horizontal.

Esta escala funciona da seguinte maneira, ao invés de você simplesmente aumentar a verba da campanha original. 

Você vai criar uma nova campanha com o investimento adicional. 

Pois, nem sempre a campanha original foi a melhor e mais aceita pelo público, e ao rodar duas campanhas em conjunto, você pode alcançar resultados inesperados. 

Além disso, este formato ainda pode informar se a campanha original foi mal feita e evitar perder investimento com anúncios inúteis. 

Como automatizar os processos da minha Loja?

À medida que você for escalando as vendas do seu negócio e chegar a faturamentos maiores que R$200.000,00, manter a sua loja sem processos automatizados se torna inviável.

Portanto, para evitar perder vendas ou até mesmo, estagnar sua loja em um limite não esperado, é necessário que você procure ferramentas e contrate pessoas. 

Assim, vamos ver quais são as melhores ferramentas que você deve ter para fazer com que a sua loja fique automatizada e você não deixe dinheiro em cima da mesa. 

Oberlo 

A primeira ferramenta para automatizar a sua loja é o Oberlo, um aplicativo que integra a sua loja da Shopify diretamente com o AliExpress. 

Basicamente ele conecta você aos fornecedores mais facilmente, o que facilita muito o trabalho de encomendar o pedido do seu cliente. 

Sendo um aplicativo muito simples e que apresenta poucas dificuldades de uso, o Oberlo é essencial, pois controla todo o inventário e realiza os pedidos de maneira automática. 

Portanto, antes de começar a sua loja, certifique-se de conectar a sua conta na sua loja ao aplicativo. 

Zendesk 

O próximo aplicativo em nossa lista de ferramentas de automação é o Zendesk, que para quem não conhece, é um aplicativo direcionado ao atendimento ao cliente e ao suporte. 

Todas as pessoas que trabalham ou estão começando no dropshipping sem uma estrutura, sentem o peso das diversas tarefas que precisam fazer para manter tudo funcionando. 

Sem dúvida, se torna um trabalho desgastante, principalmente quando você tem que realizar o suporte de mais de 300 clientes todo mês. 

Com o Zendesk, você tem chatbots para atender seus clientes e pode criar uma comunidade onde as principais perguntas sobre a sua loja já estão respondidas. 

Ou seja, com essa simples automatização, você ganha horas extras e pode ter uma visão clara da sua loja.

Mercado Pago

Por fim temos a última automação que simplesmente sem ela você não receberia nenhum pagamento ou dificilmente conseguiria realizar uma venda com os seus clientes. 

Se trata de um gateway de pagamento que realiza a conexão entre o seu site e o banco do seu cliente, realizando então a compra de um produto. 

Assim, caso você não possua um gateway de pagamento em seu site, você simplesmente seria incapaz de vender. 

No Mercado Pago, porém, você possui a melhor ferramenta de registro de pagamentos, uma vez que o dinheiro pago pelo cliente é liberado no mesmo dia. 

Portanto, você pode realizar o pedido do seu cliente com o próprio fornecedor, sem precisar esperar que o dinheiro seja liberado dias depois. 

Quais são as principais falhas de Lojas Iniciantes?

Se você é iniciante você pode estar passando por uma fase difícil, como não conseguir vender seus produtos ou até mesmo não estar tendo nenhum resultado. 

Já que muitos iniciantes começam a ter alguns resultados no seu primeiro mês e nos próximos meses, acaba não tendo resultado algum com sua loja. 

Dessa forma, para auxiliar você a entender a sua situação atual e dar o primeiro passo para realmente se profissionalizar dentro do mundo do drop, separei alguns erros iniciais. 

Assim, depois de corrigi-los basta continuar se informando e evoluindo no mercado, e sempre se questionando se está errando ou não.

Copiar Lojas Concorrentes

Começando com a nossa lista de erros de iniciantes do dropshipping, temos um erro muito comum para aqueles que ainda estão aprendendo como funcionam os mecanismos do drop.

É o erro de copiar a loja e os produtos dos seus concorrentes, não entendendo como funciona a estrutura, fazendo que você fique estagnado sem melhorar sem evoluir.

Nos tópicos anteriores abordamos a questão de como encontrar produtos vencedores e a capacidade de escala que eles possuem. 

Agora imagine que você copiou um produto vencedor e se acostumou com os lucros “estáveis” que está recebendo por eles.

No entanto, em um determinado mês o seu produto satura e as vendas começam a cair drasticamente, o que você faz? 

Por isso, recomendamos que você aprenda e entenda os conceitos de estrutura e escala  fundo, melhorando a sua loja e evitando problemas simples.

Não Analisar Métricas 

Outro ponto importante que também é motivo de falha em dropshippers iniciantes, é não analisar as métricas e informações entregues pelos seus clientes. 

A maioria das lojas além de possuírem um Layout ruim, está sendo gerenciada por pessoas iniciantes que não tem ferramentas de análises de métricas para entender o cliente. 

Ou seja, utilize os comentários dos clientes, ferramentas como Hotjar para analisar até onde um cliente chegou em seu site e sempre procure entender qual o seu público alvo. 

Nunca deixe somente a sua intuição guiar as decisões da sua loja, principalmente se você ainda não conhece muito sobre os fundamentos do dropshipping.

Não melhorar seus Criativos

Entrando na parte de anúncios, e que também se relaciona ao primeiro tópico sobre erros de iniciantes, é a criação mal elaborada de bons criativos para anunciar seus produtos. 

Ou seja, imagine que você é um cliente e se encontra com um anúncio mal feito e sem um visual agradável. Qual seria a sua primeira reação?

Tenho certeza que você apenas iria ignorar e nem sequer pensaria em parar para olhar do que se tratava o anúncio e o que ele estava vendendo. 

Dessa maneira, se você quer realmente captar clientes, não basta simplesmente copiar criativos de lojas concorrentes. 

Porque além de você não se destacar, o anúncio se torna repetitivo e incapaz de gerar resultados. 

Quais são as principais estratégias?

Quanto mais você se desenvolve dentro do Dropshipping, mais você precisa criar novas formas de se destacar, utilizando de estratégias únicas que ninguém utiliza. 

Já que a cada dia que passa, novos competidores entram dentro do mercado e aumentam a concorrência pelos clientes. 

Portanto, formatos antigos e estratégias muito antigas não funcionam tão bem ou são completamente inúteis. 

Como por exemplo o uso do Facebook Ads como sua principal fonte de tráfego, o que realmente ainda funciona, porém, não é tão efetiva como há 3-5 anos atrás. 

Isso se deve ao fato de que muitos e-commerces surgiram e o uso da plataforma tornou- se conhecido por todos. 

No entanto, acredite, existem pessoas que ainda continuam faturando bem apenas utilizando estratégias pouco conhecidas. 

Criar um Blog

Primeiramente uma das formas mais conhecidas de estar na internet é com o uso de blogs com informações úteis. 

No entanto, a maioria das pessoas não entendem o poder que os conteúdos de valor podem proporcionar. 

Vamos dar um exemplo para que você possa entender o que estamos falando e você consiga adaptar a ideia para o seu e-commerce. 

A empresa Rock Content, é uma empresa criada para especializar pessoas com seus cursos e certificações. 

Porém, ao invés de apenas vender seus produtos via anúncios, a empresa também disponibiliza conteúdos gratuitos com muito valor sobre o marketing digital. 

O que além de informar, cria a curiosidade dos leitores de conhecer melhor seus produtos, e assim, ganhando novos clientes.

Portanto, utilizando este case de sucesso, por que não criar o seu próprio site potencializando as vendas com conteúdos de valor?

Usar Influenciadores como fonte de tráfego 

Outra tática interessante que você pode adicionar na sua estratégia para gerar mais resultados com a sua loja, é optar por outras fontes de tráfego. 

Isto é, sair das plataformas convencionais de anúncios e investir em fontes alternativas de tráfego. 

Dentre elas temos os influenciadores das redes sociais, que movimentam milhares de pessoas diariamente através dos seus perfis.

Assim, basta você mandar uma mensagem de negócios em seus e-mail profissionais e fechar parcerias de divulgação de seus produtos. 

Com toda certeza você conseguirá vendas e provavelmente terá um lucro sobre investimento muito maior.

Investir em outras plataformas de anúncios

Por último, temos a dica de investir em plataformas cujo os valores por CPM são mais baixos. 

Já indicamos o Taboola, uma plataforma em que você pode anunciar seus produtos de forma indireta e gerar tráfego para o seu site, investindo menos de R$5,00. 

Outra plataforma interessante para buscar fontes diferentes de tráfego, é o Bing Ads, uma plataforma de busca igual o Google muito comum nos computadores da Microsoft. 

Por não apresentar tanta disputa de espaço como o Google, esta plataforma tem um custo muito baixo para anunciar suas palavras chaves. 

Ganhando até mesmo R$150,00 para gastar nas campanhas ao colocar R$30,00 de crédito.

Posso usar modelos de Lojas de Dropshipping?

Outras dúvidas muito fortes e presentes em que está começando dentro do Dropshipping é sobre o uso de modelos de lojas. 

Esse tópico causa um pouco de divergências em relação até onde isso é bom e até onde isso é um problemas. 

Visto que quando você está em um processo de criação de sua loja e crescimento constante dentro do mercado, é necessário que você aprenda ao máximo. 

Por isso, se você apenas quer utilizar um modelo de loja e vai copiar exatamente tudo o que os seus concorrentes fazem sem se desenvolver. 

O uso de modelos acaba sendo um problema e ao invés de você evoluir, estará estagnado.

Portanto, em nossa opinião, utilize os modelos de lojas somente em um primeiro momento, e nunca pare de estudar formas de melhorar a sua loja utilizando de métricas e análises.

Assim, vejamos 3 exemplos de lojas de dropshipping que você pode se basear para criar a sua:

Casa do Código

Uma das lojas de e-commerce que encontramos em nossas pesquisas pela internet é a Caso do Código, uma empresa modelo de sucesso. 

Seus pontos fortes que acreditamos que você pode utilizar para criar a sua loja, é o layout bem feito e com ótima visibilidade para o que a loja tem a oferecer. 

Pois, quando você entra nesta loja, os produtos estão bem distribuídos e mostram exatamente o que o cliente está procurando ao inserir o seu URL.

Dessa forma, caso você trabalhe com produtos eletrônicos, vale a pena visitar a loja.

Pet Coast 

Avançando em nossa lista temos a Pet Coast, uma empresa de dropshipping que trabalha com a venda de produtos para animais de estimação (Cachorros e Gatos).

Caso você também tenha esse nicho como opção, você pode observar como é feito a inserção das informações. 

Como seções para os produtos de cada animal e a proposta da empresa para os clientes, mostrando um nível de conexão maior com os clientes.

É uma ótima loja que serve de inspiração para quem está começando e procura um modelo de sucesso que realmente funciona.

Amazon

Chegando ao último exemplo de sucesso, selecionamos uma gigante do mercado que está consolidada como a maior empresa de e-commerce do mundo. 

Assim, se você está começando e quer modelos de sucesso para basear a sua loja, utilize a maior do ramo. 

Esta empresa possui desde o login ao site, até distribuição de seus milhares de produtos de forma muito simples e direto ao ponto. 

O que podemos observar no design do site que nos causa a sensação que estamos no começo da internet. 

E acredite, este visual é proposital, pois possibilita que qualquer pessoa consiga navegar dentro do site.

O que difere Dropshipping de E-commerce?

Existem diferenças do que significa dropshipping e o que significa e-commerce, sendo muito mais simples do que as pessoas pensam. 

Dropshipping e E-commerce são a mesma coisa, pois ambos se tratam de uma loja online em que você vende produtos pela sua loja. 

No entanto, existe uma pequena diferença que faz com que nem todo e-commerce seja necessariamente um dropshipping.

Pois, a prática do dropshipping se trata apenas de um estilo de negócios sem estoque, um e-commerce em que você não é o fornecedor original do produto. 

Entendeu? 

Não há nada tão diferente, apenas a forma em que a entrega ocorre, onde um e-commerce comum pode realmente possuir o estoque e realizar o envio manualmente.

Enquanto no dropshipping, você precisa que a entrega seja feita pelo seu parceiro.

Como sempre continuar aprendendo sobre Drop?

Além de possuir consciência e uma mente blindada contra os problemas que sempre terá de resolver em sua loja, você também precisa sempre continuar aprendendo. 

O mercado sempre, eu repito, sempre mudará, novas estratégias vão surgir, novos negócios vão se expandir, mudanças repentinas sempre ocorrerão. 

Assim, não existe outra maneira para se manter sempre no topo, que não seja se conectar com o que há de novo. 

Dessa forma, uma das formas de se manter atualizado é criando networking e adentrar em fraternidades.

Fraternidades 

Antes de explicar o que são as fraternidades, vamos entender o que significa networking. Networking trata-se de uma prática de compartilhamento de informações e ideias. 

Ou seja, se você começou seu negócio sozinho e precisa de pessoas ao seu lado que também estão focadas no mesmo nicho que você, o networking é essencial. 

Uma das formas de trocar estas informações, são através de fraternidades. 

Grupos de pessoas de um mesmo segmento que realizam negócios em conjunto e trocam informações únicas entre si.

Não iremos recomendar nenhuma fraternidade em específico neste conteúdo, porém, vale a pena procurar essas pessoas através das redes sociais. 

Outras Dicas Práticas para sua Loja de Dropshipping

Estamos nos aproximando do final deste artigo, por isso, antes que você feche esta aba e continue navegando pela internet, veja mais algumas dicas úteis sobre drop.

Escolhemos 3 dicas que farão totalmente a diferença na hora de criar ou expandir a sua empresa. 

Veja conteúdos Americanos

Uma dica muito útil e que faz a diferença entre os e-commerces do Brasil, é de onde você está retirando as suas informações para crescimento gradual da empresa. 

“Como assim?”

Pense comigo, se você apenas utiliza as mesmas informações e estratégias para crescer sua empresa, principalmente de um mercado ainda pouco explorado, você ficará limitado. 

Dessa forma, a única maneira de se manter sempre a frente e evoluindo, é tendo acesso às fontes mais atuais e em primeira mão que você conseguir. 

Portanto, nossa primeira dica é que você foque em estar em contato com as pessoas que já estão muito à frente dentro deste mercado.

O mercado americano de dropshipping, está no mínimo 10-15 anos mais à frente, e as estratégias que utilizamos aqui, já estão ultrapassadas para eles.

Ou seja, experimente aprender o que eles estão fazendo e replique no mercado brasileiro. 

Saiba como contratar membros para sua equipe

Outro ponto importante, é saber onde encontrar pessoas qualificadas para entregar a sua equipe. 

Por exemplo, onde você encontra membros para compor a área de suporte, criação de criativos, gestão de tráfego e contabilidade da empresa?

Já citamos aqui as fraternidades com pessoas que também compartilham dos mesmos resultados que você possui, mas, essa não é a única maneira de escolher bons funcionários.

Por exemplo, você também pode encontrar pessoas qualificadas para essas funções por plataformas de freelancers, plataformas com GetNinjas e por fim usando suas redes sociais.

Como a maioria desses profissionais não precisam de uma formação acadêmica, você pode montar um formulário ou etapas de contratação para encontrar o profissional ideal.

Diversifique e Expanda

A nossa última dica, está relacionada ao crescimento dos nichos e sites que você realiza a gestão. 

Ao invés de possuir um único site com a proposta de um nicho específico, você pode começar a expandir sua empresa com novos sites de nichos e produtos diferentes. 

Ou seja, você irá criar empresas que atuam em ramos diferentes, mas, que também faturam um bom valor com a venda dos seus produtos. 

Dessa maneira, você não vai concentrar seu lucro em uma única operação e pelo contrário, irá sempre ter novas maneiras de expandir e gerar valor.

Conclusão – Vale a pena criar uma Loja de Drop?

Após todos esses tópicos chegamos na conclusão deste conteúdo, criamos uma visão panorâmica de como funciona o dropshipping e tudo que é preciso para adentrar. 

Em nossa visão, quem quer novas possibilidades de emprego e quer realmente usar a internet como meio de trabalho, o dropshipping é uma opção que vale a pena.

No entanto, nem sempre é a melhor opção de trabalho para todas as pessoas, não é todo mundo que gosta de gerenciar sites e lidar com consumidores de forma direta. 

Por isso, se você leu até aqui e não achou que o dropshipping é para você, está tudo bem, existem diversas profissões dentro do marketing digital que podem lhe interessar. 

Portanto, continue procurando outras maneiras de ganhar dinheiro com a internet, com certeza você irá encontrar algo que funciona para você.

Se você chegou até o final deste artigo, nós finalizamos este artigo por aqui.

Até a próxima!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sneakers e Tênis casuais

Categorias