5 Dicas de Como Tirar Boas Fotos

por | jun 22, 2022 | Empoderamento Feminino

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Você tem dificuldade para tirar boas fotos?

Se você costuma tirar fotos com frequência, mas não consegue sair bem nelas, saiba que este conteúdo foi feito para você.

Ao longo deste artigo, te daremos cinco dicas valiosas para você conseguir tirar boas fotos – tudo de uma forma simples e prática. Então, independente se você tem experiência com fotografia ou não, temos certeza que este conteúdo será muito útil.

Contudo, antes de iniciarmos, não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais e com as suas amigas que também tem dificuldades para tirar boas fotos.

Importância de tirar boas fotos

Muita gente pensa que tirar foto é uma questão fútil e desnecessária, mas, na verdade, as fotos são como fragmentos da nossa memória.

Imagine que você está em um momento super feliz com as suas amigas. Por que não tirar uma foto desse momento para recordar no futuro? 

Hoje em dia, principalmente com o crescimento das redes sociais, vemos que as fotos foram muito banalizadas. Com a facilidade que temos hoje, qualquer pessoa tira uma foto e posta, o que fez com que muitas pessoas acreditassem que as fotos fossem momentos descartáveis.

Entretanto, se formos olhar para o passado, as fotos eram momentos especiais para as pessoas. Além de ser difícil tirar uma foto, muitas vezes era caro, o que fazia com que esse fosse um momento único e especial. 

Sendo assim, por se tratar de uma recordação única, saber tirar boas fotos é algo muito importante. Se você não consegue tirar uma boa foto daquele momento que você quer recordar, você acaba perdendo aquela memória. Por isso, é essencial que você saiba tirar boas fotos! 

É necessário ter um bom celular?

Sempre que falamos de tirar boas fotos, vemos que muitas pessoas falam: “ah, mas eu não consigo tirar boas fotos porque não tenho um bom celular”

Bom, não podemos negar que ter um bom equipamento é algo que faz diferença, contudo, isso não é algo essencial.

Com as dicas que passaremos a seguir, mesmo que você ainda não tenha um bom celular para tirar as fotos, você já conseguirá melhorar bastante a qualidade delas.

Nesse caso, podemos dizer que o equipamento é 50% importante para uma boa foto – os outros 50% são as técnicas que você usará. 

Então, a primeira coisa que precisa ser desmistificada neste artigo é: você não precisa ter um bom celular para tirar uma boa foto. 

E se você ainda não acredita nessa afirmação, tudo bem. Depois de ler este conteúdo, aplique as cinco dicas que lhe passaremos e veja se não faz diferença para as suas fotos. 

Agora que você já sabe da importância de tirar boas fotos, vamos para as dicas!

5 Dicas

Antes de falarmos sobre as cinco dicas, queremos ressaltar só um ótimo ponto: 

A fotografia é uma arte com várias técnicas e estilos. Vendo tudo isso, para este conteúdo ser acessível ao máximo de pessoas possível, vamos dar cinco dicas simples e práticas – que qualquer pessoa pode colocar em prática e ver os resultados. 

Sendo assim, não entraremos em nada muito complexo, mas sim dicas práticas e que vão lhe ajudar a tirar fotos melhores. Por isso, vamos para a primeira dica:

01. Escolha do Ambiente

Antes de tirar uma foto, a primeira coisa que você precisa analisar é a questão do ambiente. Talvez você não saiba, mas o ambiente é um dos pontos mais importantes para que a sua foto fique boa.

Se você tirar uma foto em um ambiente que não é muito atrativo, há grandes chances da sua foto não ficar boa. 

Consideramos um bom ambiente aquele que é harmônico. Nesse caso, um ambiente que consegue combinar com o seu estilo e dar uma harmonia para a foto.

Só para você ter uma ideia do que não é um ambiente harmônico, vamos imaginar que você quer tirar uma foto, mas está com um look neutro.

Pelo fato do seu look não chamar muita atenção, é importante que você escolha um ambiente que também não chame tanta atenção. 

Se você escolher um fundo que seja muito chamativo, na hora de tirar a foto, o ambiente chamará mais atenção do que você – o que não é o objetivo. 

Em toda foto que você for tirar, é importante que você tenha em mente o objetivo central dela. Falaremos mais sobre isso na dica 3, onde abordaremos a questão do enquadramento, mas desde já, é importante que você tenha isso em mente. 

Então, com um look básico, o ideal é que você tirasse a foto em um ambiente que não chama muita atenção. Do mesmo modo, se você está com um look mais chamativo, talvez não seja um problema você ir para um ambiente mais chamativo também. 

Assim, sempre que você for tirar uma foto, veja como está o seu look e pense: “qual ambiente harmoniza bem com esse look?”

Fazendo isso, você terá uma consciência muito melhor na hora de tirar as fotos – o que refletirá diretamente no resultado delas. Analisando isso, com certeza as suas fotos melhorarão muito. 

02. Iluminação

Depois de analisar a questão do ambiente, é muito, muito importante que você veja a questão da iluminação.

Principalmente para aquelas pessoas que não tem um aparelho tão bom para tirar fotos, podemos considerar a iluminação um dos principais pilares. Se a sua câmera não é tão boa, você deve prezar ao máximo por uma boa iluminação.

Na verdade, até se você tiver uma super câmera, a iluminação será muito importante. Tirar fotos em um lugar com uma péssima iluminação é um dos erros mais comuns que vemos no dia a dia.

Entendendo isso, é muito importante que você busque por um ambiente onde você terá uma harmonia, que foi algo que comentamos antes, e uma boa iluminação.

Tendo esses dois pontos, com certeza você conseguirá tirar uma foto muito boa. 

Para quem gosta de tirar fotos com frequência, talvez seja interessante investir em um equipamento de luz. Um desses equipamentos que vem fazendo muito sucesso hoje em dia são os ring lights. 

Com um ring light você conseguirá ter uma boa iluminação, mesmo que esteja tirando uma foto dentro de casa, por exemplo. Vale muito a pena dar uma conferida neste equipamento.

03. Enquadramento Certo

Como terceira dica, é muito importante que você se atente ao enquadramento certo. 

Se você já acompanha o mundo da fotografia há um certo tempo, você já deve ter ouvido a expressão: “tira a foto com esse enquadramento para valorizar meu melhor ângulo”

De certo modo, podemos dizer que toda pessoa tem um ângulo que é o melhor, mas para que você consiga explorá-lo bem, é importante que você enquadre bem a foto. 

Tirar a foto com um enquadramento ruim é um erro básico e que, mesmo que você acerte em todas as outras dicas que falamos, se você errar no enquadramento, sua foto ficará péssima.

Sendo assim, não adianta nada você acertar nos outros, mas errar no enquadramento. Por isso, na hora de tirar uma foto, é importante que você tenha calma e veja se o enquadramento está bom.

Muitas vezes, na correria, nós acabamos tirando a foto de qualquer jeito e quando olhamos o resultado final, percebemos que o enquadramento ficou péssimo e que a foto está inutilizável. 

Por isso, não tenha pressa para tirar a foto, teste os ângulos e veja o enquadramento. Quando você ver que a foto está bem enquadrada, você tira.

Um ponto muito importante aqui é que você se atente à quantidade de fotos que serão tiradas. Falaremos melhor sobre isso na próxima dica:

04. Quantidade de Fotos

Na hora de tirar fotos, você tira uma só ou tira várias de uma vez? 

Bom, assim como falamos no início deste conteúdo, a foto muitas vezes é algo que não ficará bom de primeira. Por isso, na nossa concepção, para que você consiga ‘acertar’ na foto, é muito importante que você tire várias.

Entre as fotos que você tirará, tente inovar nos ângulos, mudar a postura… Tirando várias fotos, você conseguirá ver qual ficou melhor e assim poderá escolhê-la. Quando você tira uma foto só, você corre um risco muito grande dela não ter ficado boa.

Essa dica também se aplica bastante quando você vai tirar foto com outras pessoas. Tirando foto com outras pessoas, é muito importante que você tire várias fotos – para encontrar uma versão onde todos estão bem. 

Essa dica é importante, porque nas fotos em grupo sempre tem alguém para fechar o olho, olhar para o lado, fazer uma careta rsrs… Faz parte! 

Para não ter erro, tire várias fotos!

05. Seja espontânea

Como quinta e última dica, é muito importante que você seja espontânea. Não tem nada pior do que uma foto ‘montada’, onde vemos que a pessoa está desconfortável.

No primeiro momento, você pode achar que a foto ficou boa, mas na verdade, as pessoas notarão que aquela foto ficou muito forçada. 

Por isso, não tenha medo de ser espontânea, tire as suas fotos do seu jeito! 

Bom, por hoje ficaremos por aqui. Antes de sair deste nosso artigo, confira nossos outros conteúdos:

(Clique aqui para conferir)

Categorias