Outubro rosa: se toca, mulher! Mês de prevenção ao câncer de mama

por | out 14, 2022 | Empoderamento Feminino

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

O Outubro Rosa é uma data muito importante para as mulheres devido a sua importância histórica-social. 

Isto é, a luta das mulheres contra o câncer de mama que por muito tempo foi deixado de lado pelas pessoas por não ser algo de muita importância para sociedade.”

No entanto, graças aos diversos movimentos sociais que começaram a acontecer nas últimas décadas, uma nova geração mais consciente está surgindo.

Mulheres estão dando mais importância e evitando casos graves por vergonha, falta de conhecimento ou medo de se importar com o próprio corpo.

Dessa forma, se você está querendo entender mais o que é essa data, e até mesmo qual é o seu papel neste momento, peço que você preste muita atenção e leia o conteúdo até o final.

E claro, não esqueça de compartilhar com suas irmãs, mães, amigas e outras mulheres que também não sabem o que é o Outubro Rosa. 

Assim, vamos começar nosso artigo!

O que é o Outubro Rosa? Por que ele é tão importante?

O Outubro Rosa é uma data contra a luta contra o câncer, um momento em que mulheres devem se reunir para apoiar umas às outras e incentivar seus exames. 

Pois como sabemos, o câncer de mama é uma das variações do câncer que mais atingem as mulheres e possui um dos mais altos índices de mortalidade. 

De acordo com dados divulgados pelo próprio Governo Federal, aproximadamente 16% das mulheres morrem todos os anos por conta da doença, totalizando quase 700.000 mulheres levadas a óbito.

Estes números de fato são muito assustadores e refletem um grande problema de nossa sociedade e que com o esforço de todas nós podemos mudar isso aos poucos.

Por isso, se você nunca levou esta data tão a sério, mas decidiu chegar neste conteúdo para entender mais, acredito que algo mudou em você. 

Já que, além de pensar diferente, você também carrega esta informação consigo e pode auxiliar outras mulheres a se prevenir e salvar suas vidas.

Afinal, toda contribuição é bem-vinda e somente juntas podemos derrotar o câncer de mama e evitar que muitas vidas se percam pela desinformação.

Por que nós mulheres devemos sempre estar atentas?

Nós precisamos sempre estar atentas pois o câncer de mama surge aos poucos e em muitos casos é recomendado a retirada parcial ou total das mamas.

Dessa forma, estar atenta é o primeiro passo para prevenir que a doença se desenvolva e chegue em seus estágios mais avançados. 

Além disso, nosso papel é nos unir como uma só e auxiliar a todas as mulheres a também terem essa visão de prevenção e cuidado para não desenvolver a doença.

Por isso, se você ainda não tem o hábito de realizar exames de prevenção ou ainda não fez o seu, faça o seu teste e seja uma inspiração para outras mulheres.

Acredite, o simples fato de você realizar o teste serve como uma forma de “impulso” para outras mulheres que não levam tão a sério ou sentem muito receio em se tocar.

E com base nisso são capazes de ir a frente, enfrentar seus medos e vieses, mudando sua forma de ver o tratamento e os movimentos de saúde.

Mulher caucasiana fazendo auto exame na mama

Quais os principais sinais do câncer de mama?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o que é o Outubro Rosa, está na hora de saber quais são os sinais que a doença apresenta e o que fazer para se prevenir.

Para isso, separamos algumas informações e dicas do que fazer para notar os sinais de alerta para o câncer de mama. Existem múltiplos sinais de atenção para a doença, entretanto, separamos os 5 principais que mais são vistos e que você pode notar com maior facilidade.

São eles:

Nódulo na Mama ou Regiões Próximas

Uma das principais formas de verificar o câncer de mama é a verificação se há ou não nódulo na mama ou regiões muito próximas como as axilas.

Nestes locais você pode sentir se há ou não a presença de nódulo no tamanho de 1-2 cm, o que não causa dor, mas é um indicativo do câncer em estágio inicial.

Manchas Vermelhas

A próxima forma de notar um sinal do câncer de mama são vermelhidões anormais nos seios, bem como cascas alaranjadas nas mamas.

Este sinal é um dos mais frequentes em mulheres que já estão apresentando câncer de mama e normalmente cobre até 1 terço da mama.

Deformidades na Mama

Nosso próximo sinal e um dos mais críticos para o diagnóstico do câncer, são as deformidades que podem ocorrer nos seios. 

Por exemplo, muitas mulheres apresentam seios retraídos, invertidos ou outras deformidades incomuns e não atreladas a gravidez.

Secreção de Líquidos Anormais/Presença de Sangue

O último sinal e o que ao ser visualizado deve ser encaminhado diretamente para o mastologista é o caso das secreções incomuns das mamas.

Neste caso as glândulas mamárias apresentam coloração transparente anormal ou até mesmo secreções com presença de sangue

Qual a prevenção?

Se você se sentiu preocupada e quer evitar a todo custo o câncer de mama, existem maneiras de diminuir as chances de desenvolver a doença. 

Assim, é necessário a implementação de novos hábitos que farão com que você tenha maior qualidade de vida e evite o temido câncer de mama.

Dessa forma, os principais hábitos que uma mulher pode tomar para diminuir o potencial de risco da doença são:

Realizar exercícios físicos regularmente, não usar bebidas alcoólicas, ter uma melhor nutrição e acompanhamento na alimentação e por último um não hábito, amamentar.

Se tudo for feito com constância, os fatores de riscos serão quase nulos, somente havendo chances em casos de fatores genéticos hereditários.

_Amigável médica segurando a mão do paciente do sexo feminino para encorajamento e empatia._Amigável médica segurando a mão do paciente do sexo feminino para encorajamento e empatia

Auto exame?

Agora que você já conhece mais sobre os principais fatores de prevenção e os sinais da doença, que tal aprender a se auto avaliar e se manter segura?

Para isso, é preciso que você siga alguns movimentos para conferir como está a mama e se há a presença de nódulos/anormalidades na mama.

Existem uma série de formas para realizar o auto exame, porém, para tornar este artigo mais dinâmico, recomendamos que você o faça de pé. 

Estando na posição você irá levantar apenas um braço apoiando-o sobre a cabeça e com a outra mão irá examinar a mama com os dedos.

Feito isso, você irá sentir cada parte do seu seio e conferir se não existe nada de anormal e após feito em uma mama, pode repetir o mesmo processo na outra. 

jovem caucasiana palpando se mama por si ela que ela preocupa sobre câncer de mama conceito de câncer de mama

O que fazer no caso de sintomas ou aparecimento de um nódulo?

Amiga, caso você sinta algo diferente nos seus seios, o recomendado é que você corra para o médico para realizar todos os exames necessários.

Após a constatação de uma possível suspeita, o médico levará a paciente para realizar os principais exames de identificação da doença, a mamografia.

Se realmente a sua suspeita for verdadeira, a paciente precisará seguir os possíveis tratamentos para combate da doença como: 

Quimioterapia, Hormônio Terapia e Mastectomia.

O que é Mastectomia?

Meninas, muitas de vocês provavelmente já ouviram falar da remoção das mamas de mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama. 

De fato isto existe e é conhecido como Mastectomia, um exame para retirada dos seios e que possui diferentes casos e formas de ser feita. Separamos adiante as 4 principais formas em que o exame é feito e como funciona cada um:

01. Mastectomia Parcial

O primeiro tratamento contra o câncer de mama é a mastectomia parcial, uma cirurgia que retira parcialmente as mamas com tumores. 

Neste caso em específico, os tumores são removidos com parte do tecido da mama e logo em seguida é realizada uma radioterapia sobre as mamas para o tratamento.

Este processo é feito para além de conseguir preservar o que restou das mamas, impedir o reaparecimento da doença mais a frente após a cirurgia.

02. Mastectomia Total

Em contrário a mastectomia parcial, a mastectomia total é a retirada total das mamas, ou seja, os tecidos, mamilos e aréola dos seios. Normalmente esta cirurgia é feita em casos mais graves onde os nódulos e tumores estão em tamanhos avançados e não há alternativa além da retirada total.

No entanto, não se preocupe e nem entre em neurose, apesar da existência deste tipo de cirurgia, ela somente é recomendada em casos específicos e necessários.

E além disso, se você levar a sério as constantes avaliações e o auto exame para impedir o avanço da doença, a probabilidade de precisar realizar este procedimento cai drasticamente.

03. Mastectomia Radical/Preventiva

Por fim, nossas últimas cirurgias para combate do câncer de mama também são muito semelhantes à mastectomia total, mas, possuem algumas diferenças.

Primeiramente, começando com mastectomia radical, este tratamento encontra-se em desuso e tratava-se da retirada da mama e dos músculos atrás das mesmas. 

Este tratamento era considerado muito agressivo e após a descoberta de novos tratamentos que possuem o mesmo potencial de cura, para sua aplicação.

Em seguida, temos um tratamento que também retira-se “totalmente” a mama, o que é conhecido como mastectomia preventiva e é feita sob outro pretexto.

Isto é, feito somente no caso de mulheres que possuem pré-disposição genética de alto risco em ter o câncer de mama. 

Portanto, para sua prevenção, retira-se as glândulas mamárias, preservando a parte externa como mamilos, tecidos e a aréola.

Amigas, por hoje é só, esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecido todas as suas dúvidas sobre a importância do Outubro Rosa.

Quais os principais sinais do câncer de mama?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias